Sobre o Índice de Dados
Abertos para Cidades ODI Cidades 2023
Um mapa inédito da disponibilidade e qualidade dos dados abertos nas capitais brasileiras
O Índice de Dados Abertos para Cidades 2023, ou ODI Cidades 2023 (em alusão à sigla em inglês para Open Data Index) é uma iniciativa da Open Knowledge Brasil (OKBR) para avaliar a disponibilidade e a qualidade de dados abertos nas 26 capitais brasileiras a partir de uma perspectiva cívica.
Desenvolvida pela Open Knowledge Foundation e aplicada em diversos países, a metodologia foi inteiramente reformulada pela OKBR para expandir a abrangência da avaliação e adequá-la ao contexto brasileiro, considerando o desenho federativo de nosso país, as atribuições constitucionais dos municípios e as áreas de políticas e serviços públicos essencialmente municipais. São 111 conjuntos de dados avaliados em 15 dimensões temáticas, que incluem Saúde, Habitação, Mobilidade e Transporte Público e Infraestrutura Urbana.
Além disso, o ODI Cidades 2023 também inova ao apresentar uma nova dimensão: em governança de dados públicos, as políticas de dados dos municípios são analisadas, atentando-se a aspectos relativos à proteção de dados.
Por ser aplicado a todas as capitais, o Índice possibilita a formação de uma “linha de base” para as gestões municipais, e passará a ser monitorado periodicamente, para que seja possível captar a evolução na abertura de dados.
Atualmente, não existe no Brasil uma política nacional de dados que estabeleça um conjunto mínimo de bases de dados importantes para o acompanhamento de políticas públicas nas cidades brasileiras — ausência que torna essa nova metodologia ainda mais necessária. Considerando sua abrangência nacional e temática, o novo ODI Cidades 2023 será um estudo inédito, capaz de pautar a abertura de dados em nível local, orientar os mandatos atuais e influenciar as discussões sobre o tema em programas de governo, principalmente nas eleições municipais de 2024. Esperamos que sirva de linha mestra para que as gestões desenvolvam políticas de abertura mais abrangentes, duradouras e conectadas ao direito fundamental à cidade.
Sobre a Open Knowledge Brasil
A OKBR, também conhecida como Rede pelo Conhecimento Livre, é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e apartidária que atua no país desde 2013. Desenvolvemos e incentivamos o uso de tecnologias cívicas e de dados abertos, realizamos análises de políticas públicas e promovemos o conhecimento livre para tornar a relação entre governo e sociedade mais transparente e participativa. Saiba mais no site: ok.org.br.
Entre em contato
O ODI Cidades 2023 reúne um conjunto de diretrizes de referência para avaliar e abrir dados em nível local, a partir de princípios e padrões reconhecidos internacionalmente. Além de guiar o trabalho das prefeituras que querem aprimorar a qualidade dos dados disponibilizados, sua metodologia pode ser replicada em outras cidades e regiões, ou mesmo aplicada com um recorte por temas.
Tem interesse em aplicar o ODI Cidades?
Entre em contato conosco em [email protected] e podemos orientar como!